10.4.07

Posfácio

Chamavam esgaseados aos ex-combatentes da Grande Guerra e cacimbados aos da Guerra Colonial, associando os seus traumas, no primeiro caso às bombas de gás e no segundo ao clima de África. O povo sempre soube o que os peritos e as autoridades teimaram em ignorar durante tanto tempo: alguns ex-combatentes sofrem do distúrbio psiquiátrico conhecido por PTSD, Transtorno Pós-traumático do Stress. Para eles a guerra não acaba nunca no armistício.
Confesso a pretensão literária dos textos que aqui vos mostrei, pelo que deve ser tomada em conta a intenção de transmitir sensações em vez de veicular informações, isto é, a verdade que transmito não é tanto a dos factos, como a dos sentimentos.

Mueda – Hospital e morgue – Foto do ex-capitão Almeida
último comandante da CART 3503)

[...] Todas as guerras começam cedo demais, todas acabam demasiado tarde. O tempo que duram serve apenas para medir a dimensão da imbecilidade humana.


Última formatura da CART 3503
antes de abandonar Mueda
Foto do ex Alferes Silvestre - ao centro
(o verdadeiro comandante da 3503)


Que estas minhas palavras sejam entendidas como um apelo para que não caia no esquecimento uma guerra que poderia ter sido evitada, ou que pelo menos poderia ter sido terminada com honra e dignidade e para que não volte a acontecer que políticos corruptos, falsos diplomatas e estrategas trogloditas, convoquem o heroísmo genuíno dos vinte e poucos anos de um jovem, para acudir à sua incompetência inoperante e à sua cobarde estupidez.

[...]

4 comentários:

Anónimo disse...

e o que ainda me espanta, ou sei lá eu se me dói, é serem tão jovens (é serem sempre jovens) os que morrem

Anónimo disse...

the scenary is rocking...never seen one like that...

Here's my little site I'm gonna blog about Vehicles

Unknown disse...

thanks for the great info.

Unknown disse...

It is nice information to share with us.the scenario is perfect for posting.i read this blog. keep updating the content.
Dump Trucks