Na
Estação Velha de Coimbra, a esta hora, há sempre meia dúzia de pessoas a
dormirem nos bancos. Passageiros com a viagem interrompida por algum motivo.
Como se a noite os tivesse encontrado a meio da sua rota por mero acaso e eles
sentissem que o relógio do corpo começara a ficar sem corda e que os membros,
como ponteiros flácidos, começassem a perder toda a tenacidade, e a consciência
se volatilizasse num prazer fluído pelo corpo todo.
O
prazer de ir na corrente, de deixar que a gravidade nos puxe para o fundo até
sermos apenas uma sombra de nós mesmos, apenas uma sombra difusa. Lá em cima,
acima da linha de água, alguém às vezes chamando por nós, e a tentação de ir ao
fundo, a vertigem da queda no abismo, a preguiça de lutar pela consciência… ou
o medo.
Acordar
para quê? A voz a chamar por nós, e uma parte de nós a querer responder e a
outra a querer deixar-se ir.
A
realidade pode ser intolerável. Nunca sabemos, ao acordar, onde estamos a acordar.
Será que ao nosso lado vamos encontrar o rosto que chama por nós de sorriso
cúmplice, por entender muito bem o motivo da nossa preguiça matinal, ou será
que ao ouvirmos a voz que chama por nós, não vamos sentir coragem nenhuma de
abrir os olhos porque o pesadelo que tivemos pode ser a realidade que nos
espera? – Acorda! Acorda! Dão-me palmadas no rosto. Soldados a gritar à minha
volta e o pó ainda quente da explosão da mina a descer devagar sobre mim.
Ou
será que vamos acordar numa cama imunda de hospital? O cheiro nauseante da
creolina e do éter, e a ilusão de que afinal o corpo está todo ali, porque todo
ele dói. A dor em cada dedo do pé que vi desaparecer na picada ressuscitado
inexplicavelmente. A reconfortante, a maravilhosa, a miraculosa dor!
Excruciante, como se uma turquês estivesse a esmagar cada osso, cada tendão,
cada nervo, mas ao mesmo tempo tão redentora, a devolver-me o pé perdido na explosão da
mina. Será? Ou
mais um pouquinho de lucidez e ao fundo, na cama, apenas um alto sob o lençol?
E o cabo enfermeiro a explicar: "São dores fantasmas, furriel, pecebe?" Enquanto na cama ao meu
lado o Lemos delira sob o efeito da morfina: "Sou um pirata da perna de
pau, olho de vidro e cara de mau".
Perante
o meu olhar atónito o enfermeiro tenta uma comparação: “Se cortarmos esse fio e
mudarmos o interruptor para o corredor, lá dentro a luz acende à mesma na cama
6, pecebe?”
Acordar
apenas para a dor. A dor inútil. A dor sem corpo. A dor fora do corpo. A dor no
local onde deveria estar a coisa que dói, mas que não está lá. Só lá está a
dor. Uma dor em cada dedo, onde não há dedo nenhum. A dor ali, no ar, a dois
palmos do coto. A dor por cima do lençol sem nenhum relevo sobre a cama, a dor mesmo
no local onde se lê "Hospital Militar".
O
comboio está aqui parado há imenso tempo, e pelos altifalantes somos avisados de
que se encontra uma composição avariada a obstruir a linha. Imagino-me a
caminhar na gare. Recordo as inúmeras vezes que caminhei na gare de uma estação
aguardando por um comboio que tardava, sem pressa de partir, sem urgência para
chegar a lado algum, apenas esperando que o comboio viesse, parasse e me levasse,
e, enquanto isso, caminhando maquinalmente para um lado e para o outro só para
não estar parado, sem dar conta que era feliz por não me preocupar com o tempo
que perdia, porque, afinal, a solidão não é tempo perdido, dado que é tempo que
passamos a sós com a pessoa que conhecemos melhor. Às vezes puxava de mais um
cigarro para fazer um parágrafo nos meus pensamentos. Para abrir um parêntesis,
para mudar de página.
Um
vulto composto por uma enorme mochila com uma pessoa por baixo passa à frente
da janela caminhando na gare. Como estou de costas para a frente do comboio
tenho que me virar para trás para seguir o vulto e vê-lo a transformar-se numa jovem
de cabelos cor de palha, à medida que se vai desfazendo de tudo quanto trazia
às costas e pendurado à cinta. Senta-se no chão, na posição de Buda, e desdobra
um mapa que fica a estudar calmamente.
Poucas
pessoas entenderão como pode parecer absurda a paz no rosto de uma jovem
sentada no chão, debruçada sobre um mapa. Temo pela sua segurança, assim despreocupada
sem arma nem proteção, enquanto uma saudade incompreensível se apodera de mim
como se aquele ato me tivesse sido subtraído, como se fosse um papel que me coubesse
desempenhar a mim e que dele tivesse sido excluído. Acho que poucas pessoas
entenderão que podemos sentir falta de desdobrar um mapa sobre a G3 a servir de
mesa, pousada nas pernas cruzadas, e puxar da bússola azimutal, com o único
propósito de descobrirmos onde estamos, enquanto árvores centenárias construíam
a nave verdejante de uma catedral viva por cima de nós.
Quase
me levanto para caminhar ao longo da carruagem, só para não estar parado e
fazer um parágrafo nos meus pensamentos sem a ajuda do cigarro, enquanto o
comboio não parte, mas o pé que me dói não está lá para me apoiar, só a dor a
desenhar a sua forma precisa; agora apenas um formigueiro como se apenas
tivesse estado dormente.
De
vez em quando olho pela janela e, de cada vez que olho, vejo a jovem cada vez
mais recostada na mochila, prestes a adormecer.
Na
Estação Velha a esta hora há sempre meia dúzia de pessoas a dormirem nos
bancos. Pessoas, quero crer, que apenas adormeceram de cansaço e que vão acordar
serenamente para continuarem as suas vidas. Um intervalo apenas para
continuarem viagem. Pessoas que despertarão do sono sem medo de que a voz que
as chama, acima da linha de água da inconsciência, as faça acordar para um
pesadelo.
Pessoas
para quem essa voz apenas despertará nelas, dos abismos do subconsciente, desejo
vivamente, a doce memória da voz maternal a sobrepor-se aos ruídos do mundo
ainda desconhecido, quando dormiam o sono intra-uterino e primordial.
Muitas
horas depois de ter parado aqui, o comboio dá um grande estremeção, um enorme
despertar metálico que faz estalar toda a composição, depois começa lentamente
a mover-se, e reparo que o dia já nasceu e sinto que me vou afastando para
sempre do que me ligava às histórias das pessoas que ficaram na gare da Estação
de Coimbra. Cada vez que um comboio parte, ficam muitas histórias por contar.
Fica também algo da nossa vida para trás. Uma parte de mim também não embarcou,
ficou sentada na gare da Estação de Coimbra a consultar um mapa, uma última
evocação de um tempo passado, dela já nada se liga a mim, agora que desapareceu.
Outra parte de mim ficou nesse tempo, em África, dela trago apenas a sua forma
nítida desenhada a dor. Nunca levamos tudo quando partimos de viagem.
O comboio
ganha velocidade e eu vou-me afastando irreversivelmente da vida que vivi, e
aproximo-me de quê, eu que viajo de costas para o destino?
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